terça-feira, 9 de novembro de 2010

PROJETO "CONVIVÊNCIA E HARMONIA SIM, DISCRIMINAÇÃO NÃO" - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Durante os meses de setembro e outubro concretizamos ações para o desenvolvimento do Projeto "CONVIVÊNCIA E HARMONIA SIM, DISCRIMINAÇÃO NÃO". A culminância desse projeto aconteceu no dia 28 de outubro e contou com as presenças da Secretária Municipal de Educação professora Virgínia Maria Pereira de Melo , Coordenadora Municipal da Educação de Jovens e Adultos professora Mara, Gestora Leonor Marques, equipes docente e discente da escola.
Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação falou sobre a importância do desenvolvimento desse projeto na escola para que ocorra mudanças e transformações na sociedade e ressaltou ainda, sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos, um dever do Estado para com os cidadãos que por motivos diversos foram excluídos do Sistema Educacional.
A gestora da escola argumentou sobre o Projeto e atitudes de solidariedade e respeito para com próximo. A palavra foi também aberta aos alunos da EJA e ouvimos um testemunho emocionado da aluna Núbia, que relatou suas dificuldades e tristeza enquanto criança por não ter frequentado a escola, mas confessou que hoje é muito feliz e grata a Deus, por estar em nosso meio resgatando as oportunidades perdidas no passado e conclamou a todos para valorizarem a escola, nossos professores e a sociedade em geral. Foram momentos de emoção para todos os presentes.
Na sequência, a professora Aline nos brindou com uma apresentação artística, foi oferecido um jantar e a realização de bingo. Ressaltamos que a arrecadação de alimentos e o rendimento do bingo, foram doados para a Casa Betânia, instituição religiosa sediada em Anápolis que abriga e cuida de cidadãos portadores do vírus HIV.
Durante o período de desenvolvimento das ações, realizamos, debates, reflexições, produções de textos, pesquisas e apresentação dos seguintes vídeos - Unidade na Diversidade, Meu sonho não tem fim, Sociedade exclusiva e discriminação, Estereótipos e preconceitos, Diga não ao racismo e A pior violência é o racismo. Estamos convictos que semeamos importantes sementes em nossos alunos, a colheita certamente será farta e dessa forma, a escola cumpre seu papel e a sociedade contará com cidadãos mais críticos e conscicientes.
Assistam aos vídeos e vejam maiores detalhes do nosso trabalho. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário