segunda-feira, 29 de novembro de 2010

HOMENAGEM DE NATAL DA GESTORA AOS SERVIDORES










Nossa escola está em clima de Natal. Diversos murais foram confeccionados para enfeitar e alegrar o ambiente.
A gestora Leonor Marques presta homenagem à todos os servidores em reconhecimento ao trabalhos desenvolvidos pelas equipes administrativa, pedagógica e docente. Carinhosamente ela usou a criatividade e as bolas coloridas que enfeitam a árvore de natal foram confeccionadas com fotos dos servidores. A iniciativa da gestora entusiasmou alunos e funcionários, todos visitam o local admirando a beleza do cenário.
Que Jesus possa renascer cada vez mais firme e forte em cada coração. Que a paz, a fé e a esperança se façam presentes em cada lar e que as famílias encontrem em Jesus o remédio e a cura para todos os males que as afligem.

A gestora deseja à todos um Feliz Natal e que o limiar do Novo Ano seja repleto de bênçãos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DOAÇÃO À CASA BETHÂNIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS/EJA


Às 14:00 horas do dia 20 de novembro, alunos, professores e equipes gestora e pedagógica, compareceram à Casa Bethânia com sede à Rua J. Propício de Pina, Nº 163 - Bairro Jundiaí (próximo ao Colégio São Francisco de Assis), para concretizar mais uma das ações de desenvolvimento do Projeto Convivência e Harmonia Sim, Discriminação Não.
Durante os meses de setembro e outubro, a escola realizou campanha entre os alunos visando a arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas, destinados à doação. Em reunião pedagógica ficou estabelecido que as referidas doações seriam encaminhadas à Casa Bethânia, instituição que abriga portadores do vírus HIV.
Há oito anos, Casa Bethânia presta serviço social em Anápolis, possui a disponibilidade de 25 leitos e oferece aos internos: terapia ocupacional; fisioterapia; acompanhamento psicológico; dieta balanceada com orientação de nutricionista; curativos; medicações; encaminhamento para hospitais quando se faz necessário, além de proporcionar todos os cuidados e atendimentos necessários para a manutenção da qualidade de vida de seus internos. Ressaltamos ainda, que para prestar os referidos serviços, essa instituição cumpre as normas estabelecidas em Lei vigente através dos orgãos competentes.
Venham ser voluntários também! Colaborem com esta instituição. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROJETO VALORES






A professora Sandra Almeida realizou atividades interdisciplinares com as turmas (6º A, B, C e D - 7º A, B e C e 8º A, B e C), concretizando ações de desenvolvimento do Projeto "Valores". Foram ministrados salmos, provérbios, frases e textos sobre respeito, amizade, paz, amor e etc. Os alunos foram levados a participarem de momentos de reflexão, exposição de idéias e opiniões, debates e ao final, a turma do 8º Ano "C" elaborou e construiu a "Árvore da Tolerância".

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

No dia 05 de novembro- períodos matutino e vespertino, realizamos a exposição dos trabalhos escolares dos alunos dos Anos Finais e Iniciais do Ensino Fundamental, produzidos ao longo do ano letivo em curso. A gestora Leonor Marques fez a abertura do evento argumentando sobre a prática pedagógica, o envolvimento dos pais e alunos na realização dos trabalhos. Em seguida, o público assistiu a apresentações artísticas que representaram o desenvolvimento das ações de diversos projetos como Educação Ambiental, lições para a vida, Valores, Todos pela leitura, Educação para vida, Projetos Institucionais, entre outros. Os alunos, declamaram poesias de própria autoria e de renomados autores, cantaram, dançaram, produziram e apresentaram vídeos sobre aborto, o professor Alex apresentou vídeo sobre a questão das drogas. Os alunos trocaram experiências e também puderam conhecer os trabalhos realizados por colegas de outras turmas. A orientação das atividades esteve sob a responsabilidade das professoras Eliane e Daniela e Francisca, componentes da equipe pedagógica. (Postado pelas professoras dinamizadoras Sirlandia Gomes de Moraes e Bianca Gonçalves).



Turno Vespertino


terça-feira, 9 de novembro de 2010

ESTUDO SOBRE MICROORGANISMOS - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS





Os alunos do 4º Semestre/1ª Etapa, orientados pelas professoras Sueli e Cristiane (libras) participaram de aula no espaço digital dia 26 de outubro, pesquisando e visualizando imagens sobre microorganismos, numa complementação das aulas de ciências ministradas em sala de aula. Dessa forma, o uso de tecnologias proporciona melhorias na qualidade do processo ensino-aprendizagem. (Postado pela professora Sirlandia Gomes de Moraes).

PROJETO "CONVIVÊNCIA E HARMONIA SIM, DISCRIMINAÇÃO NÃO" - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Durante os meses de setembro e outubro concretizamos ações para o desenvolvimento do Projeto "CONVIVÊNCIA E HARMONIA SIM, DISCRIMINAÇÃO NÃO". A culminância desse projeto aconteceu no dia 28 de outubro e contou com as presenças da Secretária Municipal de Educação professora Virgínia Maria Pereira de Melo , Coordenadora Municipal da Educação de Jovens e Adultos professora Mara, Gestora Leonor Marques, equipes docente e discente da escola.
Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação falou sobre a importância do desenvolvimento desse projeto na escola para que ocorra mudanças e transformações na sociedade e ressaltou ainda, sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos, um dever do Estado para com os cidadãos que por motivos diversos foram excluídos do Sistema Educacional.
A gestora da escola argumentou sobre o Projeto e atitudes de solidariedade e respeito para com próximo. A palavra foi também aberta aos alunos da EJA e ouvimos um testemunho emocionado da aluna Núbia, que relatou suas dificuldades e tristeza enquanto criança por não ter frequentado a escola, mas confessou que hoje é muito feliz e grata a Deus, por estar em nosso meio resgatando as oportunidades perdidas no passado e conclamou a todos para valorizarem a escola, nossos professores e a sociedade em geral. Foram momentos de emoção para todos os presentes.
Na sequência, a professora Aline nos brindou com uma apresentação artística, foi oferecido um jantar e a realização de bingo. Ressaltamos que a arrecadação de alimentos e o rendimento do bingo, foram doados para a Casa Betânia, instituição religiosa sediada em Anápolis que abriga e cuida de cidadãos portadores do vírus HIV.
Durante o período de desenvolvimento das ações, realizamos, debates, reflexições, produções de textos, pesquisas e apresentação dos seguintes vídeos - Unidade na Diversidade, Meu sonho não tem fim, Sociedade exclusiva e discriminação, Estereótipos e preconceitos, Diga não ao racismo e A pior violência é o racismo. Estamos convictos que semeamos importantes sementes em nossos alunos, a colheita certamente será farta e dessa forma, a escola cumpre seu papel e a sociedade contará com cidadãos mais críticos e conscicientes.
Assistam aos vídeos e vejam maiores detalhes do nosso trabalho. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).


PROJETO INSTITUCIONAL-DIREITO DAS CRIANÇAS





Os alunos da professora Neuzinha (4º Ano C), participaram de aula no espaço digital com apresentação vídeos centrados nos seguintes temas: as crianças e seus direitos; direito da criança; diga não a violência infantil; crianças abandonadas e alguns musicais que também retratavam o citado tema. Os alunos foram levados a participarem de questionamentos, argumentações, exposição de idéias e opiniões, relatos de experiências e reflexões quanto ao exercício do direito de cidadania. (Postado pela professora Sirlandia Gomes de Moraes).

DINÂMICA DA ESTÁTUA






No sentido de motivar e descontrair a turma, a professora Cátia iniciou a aula do dia 21 de outubro, ministrando a dinâmica da estátua. Enquanto tocava-se a música os alunos se divertiam e quando a mesma era interrompida, os alunos ficavam imóveis e surgia cada estátua engraçada! A turma caia na risada. Os alunos adoraram esse momento, e assim, a manhã do 5º Ano "A" ficou mais alegre para a realização das atividades subsequentes. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

HOMENAGEM ÀS CRIANÇAS - 15 DE OUTUBRO


Parabéns as crianças matriculadas na Escola Lions Anhanguera, do Brasil e do mundo. Desejamos que os governantes, pais, parentes e amigos possam cuidar e proteger suas crianças, pois elas são como o "sal e a luz do mundo!", e que no seio de cada família possa ter um ninho aconchegante e transbordando de amor destinado aos filhos.

"Cada criança ao nascer nos traz a mensagem de que Deus ainda tem esperança nos homens!"

(Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-TURMA DA MÔNICA



O Estatuto da Criança e Adolescente foi tema de pesquisa e estudo dos alunos da professora Flávia Regina- 5º Ano "B", que se envolveram com a leitura das normas contidas na referida Lei. O alunos da professora Cátia-5º Ano "A", participaram de aula assistindo slides no datashow, questionaram e contaram experiências pessoais. O tema "Cidadania" foi ampLamente explorado com a realização de atividades pedagógicas no espaço digital e em sala de aula. Dessa forma, esperamos contribuir para a formação de crianças mais conscientes dos seus direitos e obrigações. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

EDUCAÇÃO SEXUAL - UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE






Durante todo o mês de outubro, os alunos do 8º Ano "A, B e C", participaram de aulas no Espaço Digital assistindo vídeos que envolveram diversos temas como Sexualidade na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gravidez na Adolescência e Aborto. Os alunos assistiram à palestras e entrevistas com sexólogos que abordaram as principais dúvidas e questionamentos dos jovens e adolescentes. Assistiram a documentários de estatísticas do governo sobre gravidez precoce e abortos clandestinos realizados por mães adolescentes, atendimentos no Sistema Único de Saúde-SUS, depoimentos de mães adolescentes, uso de métodos contraceptivos. Visualizaram imagens e informações sobre diversas DSTs com enfoque especial para a Sífilis e AIDS. Muitos alunos(as) se emocionaram com as imagens sobre o aborto e puderam perceber as graves consequências psicológicas e físicas, que podem conduzir muitas jovens mães à morte e ou à infelicidade. Foi realizado um belíssimo trabalho de base envolvendo valores, ética e respeito à vida. Os alunos se envolveram com os conteúdos dos temas abordados, produziram e editaram filme para ser apresentado na Exposição de Trabalhos Escolares a ser realizado no mês de novembro. Os vídeos apresentados foram cuidadosamente selecionados pela professora dinamizadora e avaliados pela equipe pedagógica e professora Nair Rigo (Ciências), que orientou e conduziu o desenvolvimento das diversas ações. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ESPAÇO DIGITAL - CURIOSIDADES E CRIATIVIDADE

Os alunos do 2º Ano "E" - professora Simone participaram de aula no espaço digital: uando a criatividade desenharam no Tux-paint; coloriram os desenhos; elaboram frases relacionadas ao desenhos e fizeram leitura e comentários sobre as frases, escolheram e inseriram figuras e etc. - 04/10/2010.
A professora, ministrou aula interdisciplinar abordando os diversos temas trabalhados pelos alunos em suas criações artísticas. Foi uma aula diferente e os alunos adoraram lidar com o computador.


(Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).