quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APRESENTARÃO ARTIGOS EM RECIFE-PE

As professoras Sirlandia e Bianca (Escola Anhanguera) integrantes do Grupo de Estudo em Tecnologias na Educação-GENTE, participarão do 3º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, a ser realizado em Recife-PE, dias 02 e 03 de dezembro de 2010.
Foram enviados pelo Grupo, três propostas de Artigos para seleção de temas a serem apresentados no Simpósio e os três Artigos foram selecionados, a saber: O papel do articulador no uso das tecnologias na escola (autora: Sirlandia, Bianca e Maria Aparecida), O grupo GENTE ANÁPOLIS (autoras: Maria Elizabeth, Juliany e Mariete); e A relação entre nativos digitais, jogos eletrônicos e aprendizagem (autoras: Luciana e Bárbara).
As autoras acima citadas participarão do evento representando o município de Anápolis e Secretaria Municiapal de Educação em cenário nacional e terão seus artigos publicados. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

PALESTRA E TEATRO - PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS...





Dias 27 e 28 de setembro, os alunos do turno matutino assistiram palestra e teatro apresentados pelo Grupo NEP-NADA ESTÁ PERDIDO, oriundos de São Paulo-SP., que teve como temas a prevenção quanto ao uso de drogas, consequências do uso e do tráfico de drogas, realidade vivenciada por usuários e detentos, prostituição, aborto, DST, fome, tatuagens e etc.
Os alunos assistiram atentamente à palestra e ao teatro, participando euforicamente quando solicitados, riram, emocionaram, choraram e refletiram, percebendo ser este um caminho sem volta, portanto, sem futuro para qualquer criança, adolescente e cidadão. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

21 SETEMBRO DIA DA ÁRVORE


CIVISMO - AQUARELA DO BRASIL/ZÉ CARIOCA







As professoras Simone do 2º Ano C e Flávia Regina do 5º Ano B, trabalharam o tema Civismo apresentando o vídeo Aquarela do Brasil - música de Ari Barroso, estrelando o personagem Zé Carioca que apresenta as belezas e a cultura do Brasil ( Rio de Janeiro) ao Pato Donald.
Ao final, os alunos fizeram inúmeros questionamentos, sanaram curiosidades e falaram das suas experiências com viagem ao Rio de Janeiro e outros lugares. A professora enfatizou a importância da nação, do orgulho de ser brasileiro e etc.
Valorizar e respeitar o nosso país é ato de civismo, pois, esperamos construir um Brasil muito mais livre e democrático. (Postado pela professora Sirlandia Gomes de Moraes).

MOTIVAÇÃO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



Estamos realizando trabalho de base com os educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA, apresentando palestras do Daniel Godri que trata de ínumeros temas como: O cachorro e o gato; Boa murcha e bola cheia.
Após assistirem as palestras no espaço digital, os alunos das professoras Aline Borges e Flávia Regina, darão continuidade ao trabalho, ministrando atividades de reflexão, produção de texto, mudanças de atitudes, tolerância e etc.
Além de concretizarmos ações com o desenvolvimento do Projeto Harmonia, proposto pela Secretaria Municipal de Educação, simultaneamente realizamos trabalho especial com todas as turmas, visando motivar e conscientizar os alunos da EJA quanto a importância dos estudos na vida do cidação, evitar a evasão escolar e etc. (Sirlandia Gomes de Moraes).

O FAZENDEIRO E DEUS - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS




Dia 11 de setembro - Sábado letivo- os alunos da Educação de Jovens e Adultos participaram de aula extra-classe. Assistiram a apresentação no data show do filme "O fazendeiro e Deus". Obra baseada em fatos reais que retrata dificuldades enfrentadas por agricultores africanos, pessoas simples e humildes que encontram na fé, a esperança e a certeza da concretização de milagres que mudaram suas vidas para sempre. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

terça-feira, 28 de setembro de 2010

DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO - Comemoração cívica mais importante do país

Há muitos anos não se via em Anápolis-GO, desfile cívico com tamanha participação de escolas/alunos e público presente prestigiando o tradicional evento que comemora a Independência do Brasil.
Na ala de elite desfilaram os militares da Base Aérea de Anápolis, Polícia Militar, Bombeiros e Tiro de Guerra e etc., sendo muito aplaudidos pela platéia.
Nossa escola apresentou o tema "Cerrado-Fauna e Flora", com a participação de alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
Assim, desenvolvemos o espírito de civismo nas crianças, com vistas à constituição de uma nação cada vez mais justa e democrática para todos. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

BIOMA CERRADO E A AMAZÔNIA




Durante a primeira quinzena de setembo os alunos do 7º Ano A, B e C, participaram de aulas ministradas no espaço digital sob a orientação da professora de geografia Veri Aparecida.
Foram apresentados documentários sobre o bioma Cerrado, vegetação típica da nossa região e sobre a Amazônia, envolvendo os seguintes temas: Cerrado-Desenvolvimento Sustentável; A Fauna do Cerrado; A Riqueza e a Defesa da Amazônia Brasileira e Sem Florestas não há Clima.
Os alunos puderam constatar a desenfreada destruição do meio ambiente em nome de interesses pessoas e de grupos dominantes através dos desmatamentos, queimadas, ações de grilagem, modificação da paisagem para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, bem como, consequências relacionadas ao aquecimento global.
Esperamos contribuir para a conscientização dos alunos visando mudanças de atitudes no dia a dia, que culmine na presenvação dos recursos naturais e meio ambiente. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

CHÁ EVANGELÍSTICO




Dia 01 de setembro, a professora Simone juntamente com seus alunos do 2º Ano, prepararam uma confraternização que contou com a presença mães de alunos, das coordenadoras pedagógicas Daniela e Eliane.
Após ministrar conteúdos envolvendo as partes das plantas, tipos de plantas e suas utilidades, realização de atividades interdisciplinares, surgiu a brilhante idéia de prepararem esse mini- evento. Os alunos auxiliaram na preparação do ambiente e da mesa, confeccinonaram mural, serviram os convidados, colegas e se deliciram com os lanches e chás, além é claro, da oração e reflexão espiritual.
Foi uma manhã diferente e regada de descontração e o aprendizado será lembrado não somente por tradicionais aulas. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PESQUISA GERAÇÃO INTERATIVA DO EDUCAREDE






Desde a segunda quinzena do mês de agosto, estamos realizando no espaço digital uma pesquisa com os alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, denominada "Gerações Interativas". Vários países da América Latina e do mundo, estão participando dessa pesquisa. A instituição responsável está sediada na Espanha e os dados obtidos, serão comparados com os dos demais países. Dessa forma, saber-se-á, como as crianças e jovens - nativos digitais - de países desenvolvidos e subdesenvolvidos estão lidando com as tecnologias frente à sociedade da informação. Conheceremos também o perfil dos nossos alunos considerando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

TEMA FOLCLORE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS







Durante o mês de agosto e sob a orientação da coordenadora pedagógica Francisca Rosa de Oliveira e da professora Sueli Maria de Melo, os alunos do 3º Semestre/1ª Etapa, além de participarem de aulas no espaço digital, se organizaram para confeccnionar mural relativo ao tema em foco. Eles esbanjaram vontade, habilidade e criatividade. O mural ficou lindo e nossa escola agradece. Esta colaboração é valoroza e a socialização advinda dessas experiências, bem como o aprendizado, não podem ser mensurados, por isso, são muito importantes para os alunos dessa modalidade de ensino (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

AQUARELA E TURMA DA MÔNICA






Dia 31 de agosto, a professora Simone do 2º Ano, ministrou aula no espaço digital, trabalhando os vídeos: Boas Maneiras com a turma da Mõnica e a música Aquarela-Toquinho.
Os alunos cantaram a música Aquarela, se encantaram com as imagens, interpretaram e riram das trapalhadas da turminha da Mônica que foram matriculados numa escola para receberem aulas de boas maneiras. Ao final, questionaram a professora, fizeram comentários e desenvolveram habilidades de formação de opinião. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

PROGRAMA COZINHA BRASIL - ALUNOS DA EJA E COMUNIDADE





De 23 A 27 de agosto, nossa escola sediou o Programa Cozinha Brasil com participação de alunos da Eja, pais de alunos do Ensino Fundamental e pessoas da comunidade local, com entrega de CERTIFICADOS.

" O Programa ensina a comer bem sem gastar muito.

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso

Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, procure o SESI da sua região" - (Postado pela professoa dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

A FORMAÇÃO DO UNIVERSO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS









Os alunos do 1º Semestre/2ª Etapa, participaram de aula de geografia no espaço digital, assistindo vídeos que retrataram a Teoria de Big-Bang, Universo Macroscópico, Sistema Solar, Noções de escala, Os Movimentos da Terra e as Fases da Lua - 26 de agosto.
Por ser conteúdos bastante abstratos, esta é uma forma de torná-los concretos para nossos alunos. E eles se encantaram com a beleza do universo, percebendo a força e a dinâmica dos astros e quão grande é a imensidão do espaço.
Ao final, foram realizados inúmeros questionamentos e observações. Os alunos conquistaram estes aprendizados de forma objetiva e prazeiroza, com entendimentos, sem decorar definições. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).