quarta-feira, 30 de junho de 2010

DIGA NÃO AO CRACK





Foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Frei João Batista Voguel, um concurso de redação intitulado Diga não ao Crack: apresentando soluções, que envolveu a participação de alunos o 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Participaram do concurso mais de 300 (trezentos) inscritos, dos quais, 195 (cento e noventa e cinco) foram selecionados e 9 (nove) escolhidos vencedores do 1º, 2º e 3º lugares nas categorias A,B e C, na manhã do dia 23 de junho.

Helisa Faleiro do 1º Ano D - aluna da professora Carla Patrícia, concorreu com 63 (sessenta e três) alunos do 1º ao 3º Ano na Categoria A, sendo vencedora do 3º lugar e recebeu de premiação um aparelho de som. O tema da redação foi: Xô drogas!!!

O prêmio foi entregue na tarde de ontem (29/06) com a presença dos alunos da escola, uma representante da secretaria da educação (Assessoria de Comunicação) a Sra.Mafra Cristina, a família da aluna Helisa, e de um locutor da Rádio São Francisco que fez a transmissão ao vivo da escola, transmitindo a leitura do texto escolhido feito pela autora do mesmo,( Helisa ) e entrevistas com a mãe e a professora Carla Patrícia Montalvão.

O concurso teve por objetivo envolver estudantes, educadores, familiares e comunidade na luta referente à prevenção e combate ao uso de drogas, um mal que tem destruído, vidas, famílias e corrompido a sociedade. Por isso, torna-se fundamental a realização de um trabalho de base, com vistas a mudanças de valores, atitudes e comportamento das crianças, jovens e famílias.



segunda-feira, 28 de junho de 2010

FESTA JUNINA - ARRAIÁ DO ANHANGUERA

As festas juninas são festividades trazidas para o Brasil pelos portugueses e durante o mês de junho são homegeados Santo Antônio, São João e São Pedro. Além das fogueiras, brincadeiras para animar a festa, comidas típicas, outro ponto alto da festa é a apresentação da dança de quadrilhas.
No sentido de manter as tradições, realizamos a nossa festa junina no turno vespertino do dia 19 de junho/2010, contando com a participação dos servidores, alunos, pais e comunidade.
Preparamos diversos tipos de comidas para o público se deliciar, brincadeiras como pescaria, nega maluca e cama elástica para as crianças divertirem.
Os alunos(as) apresentaram danças country e quadrilhas, elegemos os príncipes e princesas, o rei e a rainha da festa. Teve sanfoneiro, que tocou músicas e contagiou o público para dançar. A equipe responsável pelo som, animou a festa com variadas músicas.
Os alunos vestiram-se a caráter, comeram, brincaram e dançaram a tradicional quadrilha, sendo admirados pelos familiares. A comunidade local, como sempre, nos honrou e prestigiou comparecendo em massa.
Em fim, foi uma deliciosa tarde de resgate e manutenção das tradições, e assim, a cultura se mantém viva nos quatro cantos do Brasil.
Aprendendo e brincando, os alunos contrõem conhecimentos, aperfeiçoam valores e se preparam para o exercício da cidadania. (Postado pela professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

.

FESTA JUNINA - COMIDAS E GULOSEIMAS

O público se deliciou com uma variedade de pratos e guloseimas: caldos de milho e mandioca, mané pelado, cachorro quente, pipoca, canjica e tortas de morango, abacaxi, brigadeiro, prestígio, brigadeiro com coco e morango e etc.

FESTA JUNINA - DANÇA COUNTRY 1º ANO

Sob orientação das professoras Cristiane, Carla Patrícia, Eliane e Suelha, os alunos do 1º Ano "A, B, C e D" apresentaram número de dança country, mostrando a sintonia entre os passos, palmas e música. A apresentação foi bastante aplaudida pelo público, sendo também um dos pontos altos da festa.

FESTA JUNINA - QUADRILHA 1º ANO

Sob orientação e comando das professoras Enilce e Luciana, os alunos do 2º Ano "A, B, C e D", encantaram o público com beleza e graça na apresentação da quadrilha.

FESTA JUNINA - QUADRILHA 3º ANO

Sob orientação e comando da professora Quézia, os alunos do 3º Ano "A, B e C" apresentaram ao público uma quadrilha. Vestidos a caráter, alegres e entusiasmados pela participação, animaram a nossa festa.

FESTA JUNINA - FORRO

O público dançou ao som da sanfona do aluno Adésio da Educação de Jovens e Adultos-EJA. A animação contagiou os presentes que rapidamente formaram seus pares e participaram da festa.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

FESTA JUNINA - DANÇA DO LENÇO

Alunos do 4º Ano "A, B e C", encantaram o público ao apresentarem a DANÇA DO LENÇO. A harmonia das cores, a sincronia dos passos, gestos e a sutileza da música determinaram a exibição de um belíssimo espetáculo.

FESTA JUNINA - DANÇA COUNTRY - 6º ANO

Alunas do 6º Ano "A, B e C", arrancaram aplausos do público ao apresentarem um número de "Dança Country".
Esta é um forma de valorizar o meio rural e as coisas simples da vida, pois, o processo de urbanização das cidades têm nos afastado das raízes e costumes do nosso querido Estado de Goiás.

FESTA JUNINA - ELEIÇÃO: PRÍNCIPES, PRINCESAS, REI E RAINHA

A eleição e premiação dos príncipes, princesas, rei e rainha abrilhantou a nossa festa, com a participação dos alunos das séries dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi emocionante ver a alegria estampada nos rostos dos alunos e pais, que orgulhosos buscavam o melhor ângulo para fotografarem seus filhos.
A participação dos alunos, pais e comunidade fortalece os laços entre escola e famílias.

Muito obrigada a todos os participantes.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ações do Projeto Meio-Ambiente

AULA DE ARTES- LEONARDO DA VINCI -HOMEM VITRUVIANO

A Professora Neusa Aparecida ministrou aula de Artes envolvendo conhecimentos a respeito da vida e obra do renomado artista Leonardo da Vinci. Destacou a importância da obra "O Homem Vitruviano", que foi reproduzida pelos alunos.
Dessa forma, a arte desperta a sensibilidade e a criatividade das nossas crianças. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).


segunda-feira, 21 de junho de 2010

AULA DE HISTÓRIA - A EVOLUÇÃO DO HOMEM

Trabalhando a interpretação de imagens e recursos de imagens disponíveis na Internet, a Professora de História Enilce Corrêa ministrou os conteúdos: A evolução do homem do período Paleolítico ao surgimento das grandes civilizações antigas; A política, a arte, a religião, a sociedade e a economia dos povos egípicios; As teorias de construção das grandes pirâmides do Egito e A mitologia egípcia, para o 6º Ano "B, C e D", em 11 de junho/2010.
Os alunos participaram ativamente das aulas, questionaram, argumentaram, debateram, viajaram na linha do tempo, visualizaram imagens que favorecerem o processo de construção dos conhecimentos de História. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).





terça-feira, 15 de junho de 2010

ARRAIÁ DO ANHANGUERA


Sábado tem festa junina!

Neste sábado, 19 de junho, tem festa junina na Escola. A atividade começa às 14h, com recreação para a garotada, seguida de quadrilha infantil dos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do turno vespertino. Dança Coutry dos alunos dos 1ºs e 6ºs anos, danças típicas das outras turmas e até sanfoneiro. As professoras puxam a quadrilha mais animada da cidade. Haverá barraquinhas de pescaria, nega maluca, comidas típicas e muito mais. Venha e traga a família e os amigos! A festa é pra vocês!


segunda-feira, 7 de junho de 2010

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LIÇÕES PARA A VIDA







Estamos desenvolvendo diversas ações do Projeto Educação Ambiental, Lições para a Vida. São diversas etapas a serem concretizadas, visando a formação de consciência crítica dos alunos quanto a importância e necessidade de cuidarmos e preservarmos os recursos existentes na natureza, com total apoio das equipes: gestora, pedagógica, docentes e administativa.
Diversas questões ambientais são temas de discussões e preocupações do mundo globalizado. Por isso, estamos realizando trabalho de base junto aos alunos e suas famílias, no sentido de formarmos gerações que se preocupem com: a continudade das diversas forma de vida no planeta Terra, qualidade de vida humana, escassez de recursos naturais, degradação da natureza, desastres ambientais e catástrofes naturais, reciclagem de materiais- fonte de renda, poluição e escassez de águas e etc.
Os alunos das séries dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental participam de inúmeras atividades pedagógicas interdisciplinares como: leitura envolvendo variados temas ambientais, produção de texto, análises, elaboração de propostas de soluções para as situações problemas, produções artísticas e etc.
A unidade escolar através dos alunos e seus familiares, servidores e comunidade, têm buscado doações de todos os tipos de materiais recicláveis que são comercializados gerando receita, que são aplicados na escola em benefício dos alunos. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

terça-feira, 1 de junho de 2010

EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Sob a orientação da professora Sandra Almeida de Oliveira, os alunos do 8º Ano A, B e C, estudaram sobre questões que envolvem a exploração do trabalho infantil: origem; causas; consequências; a quem interessa a manutenção dessa exploração; o que estabelece a lei vigente e o que está sendo feito pelo governo para erradicar esse problema.
Durante a segunda quinzena de maio, os alunos debateram, confeccionaram e apresentaram trabalhos envolvendo o citado tema.
Dessa forma, esperamos formar cidadãos conscientes dos seus direitos e obrigações, além de auxiliarmos no combate desse tipo de exploração. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).