quinta-feira, 29 de abril de 2010

CULMINÂNCIA - DIA DO ÍNDIO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



















Durante a primeira quinzena do mês de abril, foram realizadas diversas atividades em sala de aula e no espaço digital, envolvendo conhecimentos sobre a "Cultura Indígena".

Os trabalhos foram realizados de forma interdisciplinar e contou com a participação e apoio das equipes gestora, pedagógica e dos professores de todas as áreas do conhecimento: debate, leitura, pesquisa, interpretação de texto, dinâmicas de grupo e etc.

A culminância em comemoração ao "Dia do Índio", aconteceu dia 19 de abril. Os alunos da EJA, prepararam uma enorme mesa, contendo inúmeros tipos de alimentos relacionados à cultura indígena: peixe assado; milho cozido; cuscuz; tapioca; canjica; curau; entre outros e frutas como: mamão; banana e etc.

Os alunos se deliciaram!
Dessa forma, acreditamos ter sido realizado trabalho de conscientização dos alunos quanto à valorização da cultura indígena e à manutenção da identidade nacional. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

LEITURA, RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES E USO DE TECNOLOGIA




Os alunos do 6º Ano A, B, C e D, realizaram atividades de leitura, resolução de atividades envolvendo interpretação de texto e conhecimentos gramaticais em 15/04, sob a orientação da Professora Vanessa/Português.
Esta atividade foi proporcionada aos alunos com os objetivos de desenvolver parte de ações do Projeto "Todos pela Leitua, trabalhar o tema Ética e fazer uso de tecnologias existentes na escola, neste caso, o Laboratório de Informática.
O conhecimento, a leitura que tanto auxilia as crianças, jovens e adultos na ampliação da visão de mundo e o uso das novas tecnologias na escola, preparam o aluno para o exercício da cidadania na "Sociedade da Informação". (Postado pela Prof. dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HORTA NA ESCOLA





Desde o ano de 2009, a equipe gestora viabilizou junto aos órgãos competentes as condições necessárias para que alunos do turno vespertino cultivassem uma horta na escola.
A horta tornou uma realidade e são cultivados algumas espécies de temperos e verduras e legumes.
Servidoras da escola, juntamente com a cuidadora Solange e o aluno Patrick, colaboraram realizando serviços de manutenção na horta - 13/04. (Postado pela Prof. dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

ARTES-VIDA E OBRAS DE MILTON DACOSTA




Sob orientação da Professora Laura, os alunos do 5º Ano B, realizaram atividades no Espaço Digital, conhecendo as principais obras do artista, realizando pesquisa para complementar o conteúdo ministrado em sala de aula - 12/04.
Além de ampliarem o conhecimento e desenvolver o gosto pela arte, os alunos desenvolvem a percepção e a visão de mundo. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).








terça-feira, 27 de abril de 2010

POPULAÇÃO BRASILEIRA





Sob orientação da Professora Veri, os alunos dos 7ºs Anos realizaram atividades no Espaço Digital (08/04), envolvendo: leitura, pesquisa, interpretação e análise de dados contidos em tabelas e gráficos.
O tema trabalhado envolveu inúmeras informações sobre peculiaridades da população brasileira: como vive, onde habita, nível de escolaridade, expectativa de vida, crescimento vegetativo, indicadores econômicos e sociais, entre outros. (Postado pela Prof. dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CULTURA INDÍGENA



Dia 05 de abril, a professora Flávia Regina, realizou dinâmica de grupo com os alunos do 3º Semestre/2ª Etapa, ministrando conteúdo sobre a Cultura Indígena.
Os alunos participaram com entusiasmo e dessa forma, a escola trabalha para valorizar a cultura do índio e manter a identidade nacional.

terça-feira, 20 de abril de 2010

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO E DA FECUNDAÇÃO AO NASCIMENTO







Os alunos do 5º Ano A e B -(05 e 08 de abril), fizeram pesquisas de textos informativos e assistiram vídeos sobre os Sistemas Reprodutores Masculino e Feminino no Espaço Digital. Na sala de aula, assistiram no data show o vídeo "Da Fecundação ao Nascimento" . Ao final, os alunos aplaudiram, pois, as belíssimas imagens do vídeo eternizaram a importância da "vida".
As Professoras Cátia e Laura, argumentaram sobre as curiosidades e questionamentos dos alunos, que interessadíssimos participaram atentamente das atividades propostas.
Ao falarmos de sistemas reprodutores e em vida, não podemos esquecer que "Cada criança ao nascer, nos traz a mensagem de que Deus ainda tem esperança nos homens"! (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

Se todo dia é dia de Merenda Escolar - TODO DIA É DIA DA MERENDEIRA







"Nas últimas décadas, a atividade das merendeiras, nas escolas públicas, tornou-se mais intensa e complexa, visto que o programa de merenda escolar foi desenvolvido enquanto política pública compensatória visando à diminuição da carência alimentar dos estudantes das classes populares. Nesse sentido, a valorização da merendeira como um profissional importantíssimo no processo pedagógico, é fundamental.
Ela, enquanto manipuladora de alimentos, torna-se mais uma educadora na vida dos alunos.
Merenda não é somente o ato de suprir as carências alimentares dos alunos. É educação.
A palavra merenda vem do latim “merere”, significa merecer e todos a merecem".
Ressaltamos através desta homenagem, a importância dos serviços dessas profissionais em nossa Unidade Escolar, pois, em todos os turnos, os alunos são unânimes em elogiarem o sabor da nossa merenda.

Que Deus as abençoem e capacitem cada vez mais!

PROJETO INSTITUCIONAL DE EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL










A LEI Nº 12.031, DE 21 DE SETEMBRO DE 2009, alterou a Lei no 5.700, de 10 de setembro de 1971, determinando a obrigatoriedade da execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental.
"Para o deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB)- autor da proposta, a divulgação da letra e da música do hino darão ao povo brasileiro a oportunidade não só de aprender a cantá-lo, mas de aprender a amar e preservar os valores patrióticos que ele simboliza para o país e que, em momentos como competições nacionais e internacionais e premiações esportivas, fica evidente o pouco conhecimento dos brasileiros sobre o hino".
"Considero no mínimo triste que um país como o Brasil precise de uma lei que obrigue a população se lembrar de seus símbolos. É um desrespeito com todos aqueles que lutaram pela nossa independência, que foram torturados pela ditadura, que deram sua cara a tapa para que hoje vivêssemos em um país livre", (palavras do Vice Presidente do Brasil, José de Alencar).
Em cumprimento à lei, estamos realizando trabalho de base junto aos alunos, no sentido cultivarmos o amor, o respeito pela Pátria e pelos símbolos nacionais, pois, também acreditamos que "a importância da Pátria denota para nós a importância da Cultura".
As atividades pedagógicas são aplicadas simultaneamente, com parte dos alunos no pátio e com as demais turmas nas salas de aula, nos diversos turnos. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).