terça-feira, 30 de março de 2010

Culminância do Tema Saúde

No mês de março, as atividades foram todas desenvolvidas de acordo com o tema proposto: Saúde, cada turma trabalhou, de acordo com o seu nível o referido tema e produziram diversos materiais que foram expostos em um dia de apreciação cultural e gastronômica.
Neste dia os 1ºs e 2ºs anos trouxeram frutas para uma deliciosa salada.
Os 3ºs, 4ºs e 5º ano do vespertino e os 5ºs anos do matutino trouxeram alimentos variados, para um picnic ao ar livre.











segunda-feira, 29 de março de 2010

ESTÁ ACONTECENDO ... "A HORA DA LEITURA"










A HORA DA LEITURA é uma das ações de desenvolvimento do Projeto TODOS PELA LEITURA, idealizada pela Gestora Leonor Marques Bastos Silva e coordenada desde o exercício de 2009, pela Professora Coordenadora Pedagógica Francisca Rosa de Oliveira, e atualmente, conta também com a participação e apoio da Professora Coordenadora Pedagógica Daniella Pereira de Sousa e da equipe de educadores e educandos.
Esse momento acontece às quartas-feiras no período vespertino, das 16h30 às 17h20, com participação simultânea de aproximadamente 400 alunos das séries dos Anos Iniciais, sob orientação dos respectivos professores, que organizam seus ambientes (sala de aula, pátio da escola e etc.) para que a leitura ocorra de maneira bastante prazerosa.
Os livros literários são distribuídos aos alunos de acordo com a faixa etária de cada série e o desenvolvimento das atividades é coordenado pelas Coordenadoras Pedagógicas Francisca (1º e 2º Anos) e Daniella (3º, 4º e 5º Anos).
"A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Ângela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto".
A leitura deve fazer parte da vida dos alunos, pois é também eficaz instrumento para a construção do conhecimento, desenvolvimento da imaginação, criatividade, oralidade e etc.
Estamos privilegiando mais a aprendizagem do que o ensino.

TEMA SAÚDE - PROTEÍNAS, VITAMINAS E SAIS MINERAIS - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS











Trabalhando o tema SAÚDE, a Professora de Ciências Adriana, realizou atividades relacionadas aos conteúdos “Proteínas, Vitaminas e Sais Minerais” para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, com os alunos do 3º Semestre/2ª Etapa, dia 18 de março.
Além de aula expositiva dialogada e debates, foram realizadas ainda, a confecção de cartazes e mural.
Os alunos se envolveram bastante com o tema abordado, uma vez que o mesmo, está intimamente relacionado com a realidade, pois, devido a correria do dia-a-dia, alimentações fest-food (comida rápida), lazer noturno (ingestão de bebidas alcoólicas), temos afastado dos hábitos saudáveis de alimentação.
Os alunos puderam conhecer os benefícios da alimentação saudável e as conseqüências para nossa saúde, quando deixamos de cultivar esse hábito. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

ARTE: CRIAÇÃO E SENSIBILIDADE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS














Valorizando o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, oralidade e socialização, a Professora de Artes - Flávia Regina, realizou atividades de confecção de artesanatos com os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º Semestres/2ª Etapa.
O ponto culminante das atividades ocorreram com a exposição dos trabalhos nos dia 15 e 23 de março, momento de interação entre os alunos que culminou em trocas de conhecimentos e experiências.
“A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as emoções, a história, os sentimentos e a cultura de um povo”. (Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

terça-feira, 16 de março de 2010

DIA NACIONAL DA POESIA - 14 DE MARÇO




Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. Para Paulo Alberto Coelho, "Poesia é uma espécie de idioma, uma linguagem da percepção, uma certa fatia da capacidade sensitiva do indivíduo".
As professoras Cátia e Laura do 5º Ano "A e B" e a colaboradora Maria Helena - Turno matutino, confecçionaram o Mural em homenagem ao Dia Nacional da Poesia.
Inúmeras atividades relaciondas à poesia estão sendo desenvolvidas pelos professores.

Não poderíamos deixar de homenagear a poeta da nossa Terra. Que tal fazermos uma viagem no tempo, aguçando nossa sensibilidade com Cora Coralina?

Das Pedras (Cora Coralina)

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.

Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.

Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

(Postado pela Professora dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

SISTEMA SOLAR E MOVIMENTOS DA TERRA - TEMAS DE AULAS DE CIÊNCIAS







Apresentando vídeos no data show, a Professora de Ciências Adriana ministrou aula sobre o Sistema Solar e Os Movimentos da Terra para os alunos do 6º Ano “A, B, C e D”. (08/03/2010).
Os alunos visualizaram as imagens dos planetas do Sistema Solar, os movimentos de Rotação e Translação realizados pelo planeta Terra. Ouviram atentamente informações sobre: o Sistema Solar, os planetas, e movimentos da Terra.
Realizaram ainda outras atividades relacionadas aos temas acima citados, argumentando sobre os conhecimentos adquiridos e dessa forma, também desenvolvendo oralidade e formação de opinião. (Postado pela Prof. dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).