quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PALESTRA SOBRE AUTO-ESTIMA





Foi realizada no dia 28 de setembro, às 19h30min uma Palestra sobre Auto-estima, direcionada aos alunos do 3º, 4º e 5º semestre/2ª Etapa – Educação de Jovens e Adultos. O palestrante professor Victor (Instituto Motivar - SP), ressaltou a importância da motivação no sentido de despertar o potencial intelectual existente em cada indivíduo e da necessidade de investimento na formação pessoal e profissional.
A formação das pessoas requer condição, preparo e investimento, uma interminável etapa de busca pessoal, que culmina na produção intelectual, exigência presente na sociedade.
Os objetivos dessa palestra foram levar os alunos a refletirem sobre o seu futuro e como se prepararem para a inserção no mercado de trabalho, que é exigente e seletista.
Querer é poder, mas devemos nos preparar para alcançarmos os objetivos que nos levam à vitória. (Postado pela Prof. Dinamizadora Sirlandia Gomes de Moraes).

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CIVISMO

O civismo é um tema polêmico que, atualmente, tem preocupado nossas autoridades do governo federal, após a demonstração de seu esquecimento na apresentação da cantora Vanuza, que errou a letra e o ritmo do HINO NACIONAL BRASILEIRO, por completo.
A ESCOLA MUNICIPAL ANHANGUERA já tem algum tempo que se preocupa com esta e outras questões sociais.
Desde o 1º ano os alunos já são orientação quanto a valorização e respeito à nossa PÁTRIA.
























MATEMÁTICA

TRABALHO DE MATEMÁTICA - JOGO
Com o objetivo de desenvolver o raciocínio da linguagem matemática, a professora Patrícia Helena Carniato aplicou estratégias para jogar, com o conteúdo: INTRODUÇÃO A EQUAÇÕES ATRAVÉS DE SENTENÇA MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA.
A aula foi muito proveitosa, pois os alunos demonstraram interesse e disposição para o desenvolvimento do trabalho.










segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VÍRUS H1N1 SÃO TEMAS DE ESTUDO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.









Durante o mês de agosto foram realizadas pelos alunos do 2º semestre/2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos, atividade interdisciplinar envolvendo o tema “Ecologia - Seres Vivos X Natureza”, que consistiu na confecção de mine-dicionário contendo diversos termos (palavras) e seus significados.
A referida atividade além de oportunizar aos alunos, importante reflexão sobre a questão da importância e necessidade de preservar o meio ambiente, despertando a conscientização de que precisamos impedir a ruína da biosfera, permitiu ainda, fomentar a criatividade e oralidade dos alunos.
Dessa forma, a Professora de Ciências Patrícia Helena Carniato, deu prosseguimento à continuidade das ações de desenvolvimento do Projeto “Educação Ambiental, Lições para a vida”.
No mesmo período, os alunos também realizaram trabalho de pesquisa sobre as doenças virais, momento usado para reforçar o conhecimento sobre cuidados e prevenção em relação ao vírus H1N1, disseminador da gripe suína.
Através da escola estamos preparando multiplicadores capazes de intervir na sociedade, ajudando a mudar essa realidade que preocupa indistintamente todos os cidadãos.
As grandes transformações começam a partir de pequenas ações, faça também a sua parte!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

JERONICE: Professora de Recursos da E. M . L . Anhanguera desenvolvendo trabalhos artísticos com seus alunos que são assistidos semanalmente no intuito de desenvolver suas potencialidades nas mais abrangentes áreas do conhecimento e arte.



A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Criados na década de 70, os pressupostos da Educação Inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação.


Definição
De acordo com o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento sobre a educação inclusiva, realizado em março de
1998 em Agra, na Índia, um sistema educacional só pode ser considerado inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito, nos seguintes termos:
# Reconhece que todas as crianças podem aprender;
#Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde (i.e. HIV, TB, hemofilia, Hidrocefalia ou qualquer outra condição);
# Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
# Faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva;
# É um processo dinâmico que está em evolução constante;
# Não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.

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terça-feira, 1 de setembro de 2009

CIVISMO


Hoje, 01 de setembro, iniciamos mais um tema:

CIVISMO

O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.

O civismo e o patriotismo são sinônimos.